28/10/2011

Não Tenha Medo do Escuro

A indústria do terror está investindo pesado nos remakes, uns filmes dão certos já outros nem tanto. O mais recente foi (Don't Be Afraid Of The Dark) uma refilmagem de uma produção da TV de 1973, que por sinal ficou bem produzida.
Com o roteiro de Guillermo del Toro, o filme mexe com o imaginário, as silhuetas exibidas nas sombras, os sussurros  intrigantes fazem com que o espectador crie sua própria fantasia. Por um momento Del Toro trouxe um pouco de suas outras produções a esse longa, como por exemplo: O Labirinto do Fauno.
A história se passa em uma mansão do século 19 onde Sally, uma criança solitária e introvertida, vai morar com seu pai e a namorada dele Kin, a mansão está passando por uma rigorosa reforma. Com a monotonia do velho lugar a pequena garota decide explorá-lo, descobrindo um porão que estava escondido há séculos. Com essa descoberta ela vai liberar terríveis criaturas que vivem na profundeza escura da mansão querendo dragá-la, só resta a Sally mostrar ao seu pai e sua madrasta que tudo aquilo não é apenas uma fantasia antes que seja tarde demais.
No ápice do filme, o que era para ficar no imaginário das pessoas até os últimos segundos possíveis vem à tona, “quebrando” o efeito de fantasia possivelmente proposto. Tirando algumas falhas que praticamente passam despercebido o trio (Troy Nixey, Guillermo del Toro e Matthew RobbinsDireção e roteiro  respectivamente) fizeram um ótimo trabalho. Nota: 7,5



29/09/2011

Premonição 5

Como já havia postado há alguns meses atrás sobre a estréia de “Premonição 5”, pois então, nessa sexta-feira (23/09/11) ele entrou em cartaz nos cinemas brasileiros.
 
Nada de novo veio para surpreender, é aquela mesma historia de sempre, só mudando os atores e as formas pela qual as mortes ocorrem. Para os fãs do filme esse foi mais um eletrizante de uma serie, mas na verdade não é bem assim.

Premonição começou sua serie com um ótimo filme, que em vez de melhorar com o passar do tempo e com as tecnologias adotadas, não, só fez decair no conceito do publico. O quinto filme pode sim ser considerado o pior da serie, não só pela sua historia que todos já sabem, mas também pelo o que era para ser inovador e emocionante e não foi; que são as formas que ocorrem as mortes.

O diretor investiu pesado na primeira premonição do jovem garoto tem no inicio do filme, criando uma falsa expectativa de um filme super “Punk” o que não verdade não é. O que deu uma levantada nos espectadores que foram ao cinema vê-lo foi o uso da tecnologia 3D, mas nada que cubra do deslize do longa. Nota: 6,0



24/09/2011

A Casa

Estreou nos cinemas brasileiros “A Casa”, baseada em um historia verídica o filme não veio para surpreender ninguém, nem muito menos agradar ao publico. Com pouco conteúdo o longa não explora o verdadeiro terror que fez o espectador sair de casa para assisti-lo na telona.

Por quase uma hora e vinte minutos, é contada a possível resolução de um mistério que se passou em uma antiga fazenda no interior do Uruguai em 1944, onde duas pessoas são encontradas mortas e brutalmente torturadas. A chave para desvendar esse sangrento crime foram fotos encontradas por toda a casa.

Toda a expectativa e ansiedade de quem vai assistir ao filme, são todas destruídas nos primeiros 30 minutos. Com um ritmo lento, quase parando, o longa deixa a desejar do seu começo aos créditos. Nota: 3,0
CURIOSIDADE: O filme foi rodado em apenas 4 dias, todas suas cenas estão presentes sem nenhum corte. O diretor Uruguaio teve um gasto de 6 mil dólares.


21/08/2011

Os Outros

O diretor do filme (Alejandro Amenábar) foi criativo e inovador ao fazer esse longa, principalmente para aquela época (2001), com um caráter original Os Outros agradou até aqueles que não são muito fãs do gênero.
No final da segunda guerra, Grace (Nicole Kidman) mora com os seus dois filhos Anne (Alakina Mann) e Nicholas (James Bentley) em um casarão assustador na ilha de britânica de Jersey, ela vive dedicada aos seus filhos - que tem um raríssima doença que os impedem de receber a luz do sol – e fica a espera do seu marido Charles (Christopher Eccleston), que esta em combate.
Certo dia de manha Grace recebe a visita de três novos empregados, já que os antigos teriam fugido misteriosamente na noite anterior. Ao mostrar a casa aos novos contratados, Grace deixa claro as regras da casa: Nenhuma porta deve ser aberta sem a anterior ter sido fechada a chave.
O clima fica mais tenso quando Anne começa a ver fantasmas onde sua mãe, uma religiosa fervorosa, persiste em não acreditar, mas tudo irar mudar com a chegada dos novos empregados.
O diretor do filme apostou em um clima sombrio e apavorante, usando pouca luz, mesmo de dia a casa tem m aspecto noturno e aterrorizante. Em certos momentos ele também explora o sobrenatural, lembrando em certos pontos O Sexto Sentido (1999). Um dos pontos mais admirados é que os momentos sobrenaturais fogem do comum, pois o diretor faz com que os espectadores criem os seus próprios fantasmas. Nota: 10


06/08/2011

Identidade Paranormal

Magia, bruxaria e mistério são as palavras principais que pode resumir Identidade Paranormal, um ótimo filme que a todo o momento pode te surpreender.

A historia gira entorno da psiquiatra, Cara Harding (Julianne Moore) que não acredita em múltiplas personalidades, por esse motivo ela acaba fazendo um homem ser condenado a morde. Mas as coisas começam a mudar quando ela conhece Adam (Jonathan Rhys Meyers), que tem outra personalidade chamada David. Quanto mas Cara quer provar que Adam está mentindo mais ela entra em um suspense um tanto quanto paranormal. Em paralelo as tentativas de provar a dissimulação do rapaz, Adam vai adquirindo novas e mais misteriosas personalidades.
Shelter (titulo original do filme) em alguns momentos parece que vai fracassar, mas ele volta com força total, fazendo o espectador ficar cada vez mais entusiasmado para terminar de vê-lo. Com as belíssimas atuações de Julianne Moore e Jonathan Rhys Meyers deixando o longa com uma veracidade enorme, fazendo até em alguns momentos você acreditar que o que está acontecendo é realmente verdade.
Com um final um tanto surpreendente, mas um pouco esperado. Mas nada que retire o mérito de um bom filme para se ver uma sexta a noite. Nota: 8,0



29/07/2011

A Inquilina

Sabe quando você espera por algo e no final de tudo não é aquilo que se esperava? Tai como exemplo o filme “A Inquilina”, tem-se uma expectativa enorme no filme que teria de tudo para ser uma excelente produção, mas não foi bem assim que aconteceu.

O longa tem um ótimo roteiro que poderia ter dado um brilhante filme, o que derrubou o seu conteúdo final foi que simplesmente não teve o suspense, o mistério que tanto se esperava. A história segue em um ritmo acelerado e logo mostra a que  veio, mas falta a sua essência principal - o clima tenso e envolvente - que o espectador ausenciou ao termino do filme.
No filme, a jovem medica Juliet (Hilary Swank) se separa do seu namorado e está a procura de um apartamento, quando encontra um no Brooklin, com um preço acessível ao seu bolso e com uma ótima vista, com todas essas vantagens ela decide ficar sem saber que o perigo mora bem ao lado.
O ótimo roteiro poderia ter sido mais aproveitado com um desenvolvimento mais atraente e fixador, fazendo um filme de suspense como o espectador realmente gosta, sem ser mais um do gênero considerado “água com açúcar”. Nota: 5,5


19/07/2011

Pânico

A inteligentíssima ideia do diretor  Wes Craven de inovar na forma de fazer terror e no assassino foi brilhante, ele tirou de cena o monstro assassino, ou um psicopata deformado e colocou uma pessoa comum com uma fantasia, gerando mistério e desconfiança de todos que estão no filme, tal inovação foi o motivo para o estrondoso sucesso que “Pânico” teve e ainda tem.

Foram quatro filmes lançados, todos eles fizeram grande sucesso. O primeiro lançado em 1996, o segundo em 1997, o terceiro em 2000. Quando todos pensavam que seria só uma trilogia onde no terceiro tudo era explicado e ali se dava fim a mais um filme, se enganou, pois, foi ai que veio a surpresa, em 2010 surge o “Pânico 4” que indiferente dos outros também foi um sucesso. Os dez anos de diferença do terceiro para o quarto filme parece que fez bem, ele voltou de “cara nova” e ganhou uma pitada de humor, sem fugir do terror sádico e sangrento de antes.

Despertar curiosidade de fato é o alvo do longa, “Pânico” mexe com o detetive que há dentro de você, te deixando muito curioso e aflito para saber logo quem é o Ghostface da vez e por que dele(a) está fazendo tudo aquilo. Nota 8,0



16/07/2011

Doce Vingança

Cada vez mais parece que a indústria do terror não tem mais criatividade para produzir um filme que agrade aos fãs do gênero, sempre que surge uma oportunidade de fazer um remake de algum filme, algum diretor assume a responsabilidade. Como não bastasse o original, Steven R. Monroe decide refilmar “A Vingança de Jennifer” de 1978, que chega ao Brasil com o titulo de “Doce Vingança”.
A trama é centralizada na jovem escritora Jennifer Hills (Sarah Butler), que decide dá um tempo da correria da vida na cidade passando um tempo em uma cabana para tentar terminar de escrever seu livro. Mas é atacada por jovens que a estupram e a maltratam ate quase a morte, mas a moça consegue fugir se jogando no rio, esperançosos que Jennifer tenha morrido o grupo teme que a alguém descubra o feito.
Mas o que eles não esperavam era que a moça sobrevivesse e voltasse para se vingar daqueles que a estuprou e maltratou ate quase a morte, fazendo deles vitimas de armadilhas bastante criativas, com o propósito de fazer com que todos eles sofram tão quando ela sofreu. Com muito ódio e rancor a jovem escritora inocente se torna em uma mulher vingativa com sede de vingança
Com o exagero de violência gratuita, o longa peca em vários pontos fazendo dele tão desagradável quanto o original, no entanto, o diretor acerta em fazer dele um filme rápido chegando logo no seu ápice, mostrando realmente qual é o seu propósito.
A péssima atuação dos atores é algo aparte, mas que de certa forma influencia no fracasso desse remake. Nota: 5,0



10/07/2011

Enterrado Vivo

Para quem achava que assistir um filme de uma hora e meia em que um homem fica preso dentro de um caixão sob a terra seria uma bobagem, está seriamente enganado. Superando qualquer expectativa “Enterrado Vivo” surpreende.
O diretor estreante Rodrigo Cortés foi bastante corajoso ao fazer o filme que a principio parece ser mais um do gênero que iria fracassar por não ter nada inovador e surpreendente. Com uma temática que pode fazer qualquer um não acreditar que o filme terá rendimento, Cortés nos surpreende por não deixa em momento algum o historia cair em monotonia
Claustrofobia, essa é a palavra chave do longa. Todo filme se passa dentro de uma caixa de madeira que esta debaixo da terra, onde Paul Conroy (Ryan Reynolds) um americano que trabalha como motorista de caminhão no Iraque se encontra só com um isqueiro e um celular que ele pode contar como ele possivelmente pode ter ido parar ali, e tentar pedir socorro.
O final não foi um dos melhores, poderia ter sido mais alternativo, mas nada tirou a essência principal que o diretor buscou.
Com uma estréia bastante plausível do diretor espanhol, se ele continuar seguindo essa linha inovadora, com certeza logo mais virá outros filmes interessantes tal como “Enterrado Vivo”. Nota 8,5



30/06/2011

1408

Mais uma obra de Stephen King que virou filme. “1408” veio para deixar o espectador de cabelo em pé, com bastante susto e com um clima bem tenso o longa segue num ritmo acelerado, com sustos contínuos e repetitivos, juntamente com vulto e som extremamente alto. Sem sangue o diretor Mikael Håfström aposta sua fichas na ilusão, fazendo que as pessoas que o assistem entrem na trama junto com o personagem.

Mike Enslin (John Cusack) é um ex-novelista que deixou os romances de lado para relatar em seu livro “Dez Noites em Quartos de Hotel Mal-Assombrados" suas experiências em lugares considerados assombrado, cético dos eventos paranormais ele vê isso como uma coisa banal e fútil. Até que ele resolve visitar um hotel nova-iorquino, onde vários suicídios ocorrem no apartamento 1408 fazendo com que o gerente (Samuel L. Jackson) interditasse o local.


O grande terror psicológico que “1408” causa faz dele um filme que pretende agradar a todos quem gosta do gênero. Nota: 8,0


18/05/2011

O Mistério das Duas Irmãs

Um filme interessante e intrigante, com um jogo de câmeras que busca o melhor ângulo e posição dando foco aos detalhes da cena, e com uma luminosidade que muda com o passar do filme mostrando a mudança de clima que ele toma no seu decorrer. Começando com uma luz clara e brilhosa para demonstrar a felicidade dos personagens que logo após muda, ficando escura, fosca e tenebrosa dando clima de tensão para esse filme extraordinario.
No longa Anna (Emily Browning) volta para casa logo apos passar dez meses em uma clinica se tratando apois tentar suicídio por causa do incêndio que matou sua mãe . Mesmo sem lembrar do dia do acidente o médico dá alta a garota. Feliz pelo seu retorno, Anna reencontra sua irmã Alex (Arielle Kebbel) e seu pai Steven (David Strathairn), assim que chega tem uma surpresa, seu pai está namorando uma bela e atraente moça a Elizabeth Banks (Rachel Summers) que no entanto era a enfermeira de sua mãe. Assim que retorna Anna é assombrada por fantasmas que a fazem acreditar que a sua atual madrasta matou sua mãe.
O filme tem um desfecho bastante interessante, fazendo dele um filmaço de suspense. Como nada é perfeito os diretores do filme (os irmãos Guard) que fizeram desse filme um remak de "The late of two sisters", lançado no Brasil com o título de "Medo" em 2003, pecaram em deixar claro que a atual madrasta é um tanto quanto maligna, dando um ritmo mas acelerado ao filme, que de certa forma dá mais tensão ao longa. Surpreendente tão quanto ou ate mais que "Medo" os irmãos Guard conseguiram com exôdo fazer de "O mistério das duas irmãs" um verdadeiro sucesso. Nota 9,5



15/05/2011

Jogos Mortais

Com sete filmes lançados "Jogos Mortais" é uma franquia que chama atenção pelo jeito calculista e frio que é abordado o tema. Com o objetivo de fazer o espectador agonizar com os sofrimentos e as dores dos personagens o filme foi um verdadeiro sucesso.
Segundo os produtores de "Jogos Mortais - O Final" esse foi realmente o último da franquia que de certa forma já caiu no conceito de muitos que acompanha a saga de Jigsaw.
Jogos Mortais surpreendeu pela forma que se procedia as mortes, na qual não havia nenhum assassino mascarado ou deformado que perseguia suas vítimas ate às mata-las, e sim eram criadas formas da própria vítima se matar, fazendo assim o diferencial dos seriais killers que se via muito nas telonas. Esse foi um dos principais motivos para esse tremendo sucesso do filme.
Depois que foi descoberto o autor das extraordinarias armadilhas (Jogos Mortais 3) o público só deu espaço para mais uma estréia, vendo a recaída do roteiro do filme, os espectadores deixaram de acompanhá-lo pelo motivo dele ser apenas mais um do gênero, deixando as surpresas e os mistérios de lado. Ate o terceiro filme, nota 9,0. O quarto filme nota 8,0. Do quinto ao setimo filme nota 7,0.


06/05/2011

Rec 3: Gênesis

"Rec" ganha seu terceiro filme da franquia, diferente dos dois primeiros longas, "Rec 3: Gênesis" passara durante um casamento e a maior parte do filme será durante o dia, no claro, sem causar a sensação de claustrofobia e Nictofobia (Medo de escuro) vivida anteriormente pelos personagens. Com direção de Paco Plaza "Rec 3" tem como objetivo esclarecer a origem da infecção dos filmes anteriores. Um detalhe do terceiro filme é que diferente dos outros ele não será visto somente pelas cameras que os protagonistas carregavam.
Para fechar com a franquia do longa, "Rec 3: Gênesis" está sendo filmado simultaneamente com "Rec 4: Apocalypse" com a direção de Jaume Balagueró, que juntamente com Paco Plaza foram diretores e criadores dos dois primeiros filmes. Dessa vez eles estão trabalhando juntos e separados ao mesmo tempo.
"Rec 3" estreia em 2011 e "Rec 4" em 2012.

Exorcismus – A Possessão

"Mas um filme de exorcismos é lançado" não é bem assim que devemos encara-lo. "Exorcismus – A Possessão" estreia sem muita expectativa de sucesso, a primeira vista o filme é visto como só mas um do do gênero, quando na verdade ele veio para quebrar esse gelo. Dito como um dos piores filmes pelos críticos, "La posesión de Emma Evans" (seu titulo original) não é tão ruim quanto falam. Ele surpreende pelas suas cenas que não tão chichês como tantos outros, com várias cenas de exorcismos e com uma história que de certa forma chama um pouco atenção, principalmente no final é onde faz o diferencial dele para os outros. é uma adolescente rebelde que vive buscando sua liberdade e independência do convivio familiar. Porém a garota terá que encarar as consequências dos seus atos inresponsaveis.
A sua vida seguia normal, até que Emma começa a ter uns ataques assustadores, sem saber o que era seus pais a levam para médicos e psiquiatras. Sem resultados a família decide buscar ajuda de um padre.
Embora a garota não queira acreditar, mas algo obscuro se apossou dela e não quer larga-lá. Nota 8,0.


04/05/2011

O Nevoeiro

Com certeza uma das melhores adaptações do diretor e roteirista do filme Frank Darabont, adaptação esta que foi feita atravez do livro Tripulação de esqueletos, de Stephen King. Lembrando que o cineastra adaptou outras duas obras do escritor: Um Sonho de Liberdade e À Espera de um Milagre.
Na história, uma estranha névoa cobre toda a região isolando um grupo em um supermercado, não demora para que eles descubram que estranhas criaturas se escondem no nevoeiro, com a incerteza do que esta havendo o grupo tenta sair para conseguir ajuda, mas sem saber se iram encontrar ajuda ou ate mesmo sem saber se ao menos voltam com vida.
O filme começa como qualquer outro, sem muitas expectativas, nem surpresas, mas com o desenrolar da historia as pessoas começam a se interagir com o filme e sentindo as sensações de claustrofobia e de tensão dos personagens para descobrir o que se esconde dentro do denso nevoeiro que cobre a cidade, só ciente  do que se esconde lá é algo aterrorizante e faminta esperando qualquer vítima que atreva-se a sair. Com um final surpreendente e não tão esperado assim. faz do filme um dos melhores do gênero, pois nele existe um pouco de terror, de suspense e até um pouco de ficção cientifica, fazendo com que ninguém tire os olhos da tela se quer um minuto para não perder nenhum lance do filme. Nota 8,5


03/05/2011

Os Estranhos

"Os Estranhos" é um filme que com certeza agrada a todos que gostam de suspense. O longa como qualquer outro do gênero não deixa os velhos e inesperados sustos de lado, sem falar nos Hits que são um tanto quanto sinistro, dando cada vez mais tensão ao filme. O longa conta com a presença de três assassinos sádicos que se divertem vendo o sofrimento e o medo pelo qual o casal passa. As máscaras que os três estranhos usam, foi um truque adotado pelo diretor (Bryan Bentino) que dá a trama mais suspense, tensão e uma pitada de mistério. Expeculado pela produção que "Os Estranhos" foi ispirado em fatos reais, taz uma atenção extra do público para a trama.
Com uma história simples, mais bastante eficiente. O filme começa quando um casal - Kristie (Liv Tyler) e James (Scott Speedman) -apois uma festa de casamente decide descansar em uma casa de veraneio dos pais de James, as quatro da manhã uma jovem bate na porta do casal perguntando por 'Samara', alegano engano, a garota vai embora.
Logo após uma descursão James sai para desparecer um pouco deixando a chorosa Kristie sozinha. Logo após alguem retorna à bater na porta, mesmo assustada pelo fato de ter ficado sozinha e pelos ruidos Kristie, pela primeira vez avista uma figura mascarada que fará a noite do casal a pior de toda a sua vida. Nota 8,0




Para quem gostou do primeiro filme, está por vim "Os Estranhos 2". Laurent Briet está assumindo a cadeira do diretor, mas Bryan Bertino, que dirigiu o primeiro filme, continua envolvido: ele escreveu o roteiro do segundo filme. Se o que apareceu na internet for confiável, a continuação de "Os Estranhos" vai focar em uma família de quatro pessoas que são duramente atingidos pela economia e ainda mais sofreram com o prazer doentio do trio em aterrorizar.

02/05/2011

Sobrenatural

Semana passada entrou em cartaz nos cinemas brasileiros "Sobrenatural" dos mesmos criadores de "Jogos Mortais" e "Atividade Paranormal". James Wan, o diretor do filme apostou em ruídos ensurdecedores, em um visual escuro e macabro e bastante cenas de tensão, causando sustos consecutivos dando uma sensasão de incomodo as pessoas que o assistem, mas sempre deixando um gostinho de quero mais no decorrer do filme.
A historia do filme se passa com uma família que ao se mudarem para sua nova casa começa a presenciar fenômenos sobrenaturais. Logo apois um acidente no porão, Dalton (Ty Simpkins, de “Guerra dos Mundos“) o filho do professor Josh (Patrick Wilson, de “Passageiros“) e a compositora Renai (Rose Byrne, de “Pressagio“) entra em um espécie de coma que os médicos na sabem indentificar de que se trata. A cada dia que se passa os fenômenos ficam piores e mais assustadores. Pensando que a casa era mal assombrada o casal decide se mudar, mesmo depois da mudança as visões e ruidos estranho nao param... Só ai é que eles descobrem que não era a casa que estava mal assombrada e sim o seu filho Dalton.
Fugindo dos clichês dos filmes do gênero "Sobrenatural" ou lá fora conhecido como "Insidious" oi transmite uma sensação pertubadora e desconfortával para quem o assiste. Um filme muito bom e muito bem dirigido. Vale a pena conferir. Nota 9,0